Bancada Eletrônica

A Bancada Eletrônica do nosso laboratório conta com diversos equipamentos, sendo os principais: a "Estação de Retrabalho e Solda AFR 950A", a "Fonte de Alimentação Minipa MPS-3005 B", o "Osciloscópio Digital Minipa MVB DSO" e o "Multímetro Minipa ET-2042 E". Abaixo, descrevemos as características específicas dos modelos para o desenvolvimento dos projetos no laboratório.

"Estação de Retrabalho e Solda AFR 950A"

O QUÊ? Estação de solda é uma ferramenta essencial para quem trabalha com processos de soldagem e dessoldagem de componentes eletrônicos em placas de circuito impresso, além de ser utilizadas em outras funções, como aplicação e remoção de tinta ou adesivos. As estações de retrabalho são estações de solda a ar que utilizam o ar aquecido a uma temperatura pré-determinada pelo operador para trabalhos em componentes eletrônicos.

QUEM? A Estação Dupla AFR é ideal para quem trabalha com eletrônica e necessita de uma estação específica para ressoldagens e troca de componentes SMD e PTH. Sendo 2 em 1 ela possui controle de temperatura no canhão de ar (para SMD) e controle de temperatura no ferro de solda (para PTH). Possui certificado do Inmetro.

Folder - Estação de retrabalho e solda

"Fonte de Alimentação Minipa MPS-3005 B"

O QUÊ? A fonte de alimentação DC regulada MPS-3005A possui alta precisão e baixo ripple, com saída única e ajustável para correntes até 5A. Essa fonte foi projetada visando suprir as necessidades mais frequentes de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, escolas, centros de manutenção e linhas de produção. Esta é uma fonte variável, simples, com circuito de sobrecarga, com display de 4 dígitos duplo, onde a tensão de saída pode ser ajustada de 0 até o limite nominal de tensão de 30V.

QUEM? A unidade foi desenvolvida com tamanho reduzido, bom desempenho e novo design. É a fonte de alimentação ideal para pesquisa científica, universitária e industrial, manutenção eletrônica, entre outros.

Folder - Fonte de Alimentação

"Osciloscópio Digital Minipa MVB DSO"

O QUÊ? Muito usado por profissionais da área de elétrica e eletrônica, além de ser fundamental em laboratórios de eletrônica, o osciloscópio é uma ferramenta de extrema importância, pois permite à estes profissionais visualizar a forma de onda de um sinal elétrico e principalmente analisar determinados parâmetros deste sinal como por exemplo, frequência, amplitude, tensão média, tensão eficaz, tensão pico a pico e muitos outros parâmetros.

QUEM? Instrumento digital para situações onde funções especiais são necessárias, tais com memorização de formas de onda, medida de sinais de muito baixa frequência, interface de comunicação com PC, cálculos matemáticos mais avançados como FFT, entre outras.

Folder - Osciloscópio

"Multímetro Minipa ET-2042 E"

O QUÊ? O multímetro é um equipamento eletrônico que tem por função medir grandezas elétricas. Ele é um dos principais instrumentos de medição usados atualmente, e sua fama se deu por causa da sua fácil utilização. Um multímetro pode medir grandezas e condições a depender do modelo, da qualidade, da fabricação e do tipo do equipamento. O multímetro digital, por exemplo, é um tipo de multímetro mais recente que visa facilitar o seu uso. Ele mostra a medição por meio de uma Tela LCD que consegue mostrar os valores das grandezas por possui circuitos análogo-digitais, que são os responsáveis de converter a corrente elétrica para sinais digitais.

QUEM? Instrumento TRUE RMS projetado para profissionais que necessitam de uma ampla gama de funções podendo ser usado em laboratórios e ambientes de média potência desde que esteja de acordo com a sua categoria de segurança. Realiza medidas de tensão e corrente DC/AC, resistência, capacitância, frequência, temperatura, testes de diodo e continuidade e modo data hold.

Folder - Multímetro