Regional Goiás

Em parceria com o SEBRAE e com apoio da Funape (Fundação de Apoio à Pesquisa) e da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), a segunda unidade do IPELab foi instalada na Regional Goiás da UFG, na Cidade de Goiás. O laboratório visa incentivar ideias empreendedoras e apoiar iniciativas inovadoras no desenvolvimento de atividades práticas, de projetos, de pesquisa e de extensão, atuando como facilitador de novos produtos, processos e serviços. Confira abaixo a notícia criada de João Paulo Lopes Machado, vinculado à regional Goiás:

RegionalGoiás01

No âmbito das ações de comemoração dos 60 anos da Universidade Federal de Goiás, foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (16), a segunda unidade do IPE Lab - Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo, na Regional Goiás da UFG. A cerimonia de inauguração ocorreu de forma presencial, no pátio da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, respeitando as medidas sanitárias de combate ao Covid-19.

A inauguração contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Maria de Souza, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek Cascudo, o diretor da Regional Goiás da UFG, Renato Francisco dos Santos Paula, a diretora de Pesquisa da UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, os diretores executivo e adjunto do Parque Tecnológico Samambaia da UFG, Luizmar Adriano Júnior e Lauro June Queiroz Maia, respectivamente, o coordenador geral da Rede IPE Lab, Pedro Henrique Gonçalves, o coordenador regional do SEBRAE, Sérgio Augusto Monturil, o chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, Iram Leandro da Silva e o subchefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Cícero Josinaldo da Silva Oliveira.

RegionalGoias02

O coordenador geral da Rede IPE Lab, Pedro Henrique Gonçalves, também professor da Regional Goiás da UFG, agradeceu a oportunidade e aos presentes pela inauguração da unidade, que irá atender a região do município de Goiás, como escolas, empresas interessadas em desenvolver projetos.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UFG ressaltou a importância que o IPE Lab vai representar para a região, em que diversos parceiros, como o SEBRAE, o IFG e UEG, também poderão utilizar a estrutura do laboratório para atender as diversas demandas a população.

RegionalGoias03

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, lembrou da importância do IPE Lab no início e durante a pandemia de Covid-19 na produção e entrega de equipamentos de proteção individual, EPIs, que auxiliaram nas medidas de segurança em diversas instituições públicas, de forma gratuita e de qualidade. Além disso, o reitor lembrou, em meio as comemorações de 60 anos da UFG, que a inauguração do IPE Lab representa mais uma vitória da UFG no atual contexto que as universidades públicas estão passando, devido as dificuldades financeiras.

O evento de inauguração também contou com a apresentação e lançamento do livro "Indústria 4.0 - Impactos Sociais e Profissionais", pelo professor da Regional Goiás, Rodrigo Bombonati de Souza Moraes, em que relacionou o impacto positivo que o IPE Lab e sua tecnologia com a sociedade em geral.

RegionalGoias04

IPELab na Regional Goiás da UFG