Conheça o IPEVolante
O projeto "IPELab Volante" foi criado para estimular e promover os conceitos de empreendedorismo e inovação no ambiente das escolas públicas estaduais no interior do Estado de Goiás. É uma iniciativa a ser desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio da Rede IPElab, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Goiás (SEDUC GOIÁS). O IPElab Volante promoverá a realização de oficinas e demonstrações práticas de processos inovadores de criação e produção de peças e protótipos, que estão associados a iniciativas de empreendedorismo inovador. Deste modo, os estudantes serão colocados em contato com as novas possibilidades da criação, prototipagem e fabricação estimulando a criatividade e o espírito inovador.
Esta proposta estende o conceito da Rede IPElab para as escolas públicas estaduais do interior do estado, que atua na transformação de ideias criativas em protótipos de produtos e processos inovadores, contando com equipe técnica preparada para o atendimento a usuários. O compartilhamento de saberes e a conexão entre pessoas serão facilitados por meio da realização de oficinas, treinamentos, desafios e eventos. Da mesma forma, no projeto da Rede IPElab estão em funcionamento as unidades laboratoriais de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Catalão e Jataí, que representam uma importante ação de difusão científica e tecnológica, atraindo a atenção de jovens e adultos para a importância das inovações tecnológicas no cotidiano.
O objetivo do IPELab Volante é garantir os meios necessários para ampliar o alcance das ações desenvolvidas pela Rede IPElab com estudantes, professores, inventores independentes e empreendedores de outras cidades do interior do Estado de Goiás, principalmente aquelas situadas em regiões mais distantes da capital do estado, ou de baixo IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (municípios do nordeste, noroeste e oeste goiano), sem acesso fácil às instalações físicas permanentes da Rede IPElab. Por este motivo, o programa busca estimular o pensamento inovador e empreendedor aproximando a universidade das escolas estaduais e os indivíduos com vivência em ambientes universitários podem influenciar positivamente, instigando professores e alunos a desbravarem outros níveis do conhecimento.