Robotica-premio-ipelab-sesi

Equipes apoiadas pelo IPElab são premiadas nacionalmente no Festival SESI de Robótica

Alunos da escola SESI Planalto, desenvolveram seus projetos no laboratório e vão disputar etapas mundiais nos EUA e Singapura

Fullbanner_Sesi_Robotica

O IPElab vem apoiando uma série de projetos ligados à inovação que ultrapassam os muros da Universidade e atingem outros espaços. Durante o ano de 2022, duas equipes de robótica da escola SESI Planalto de Goiânia (Justice FTC Team e Mach One Planalto), entraram em contato  com laboratório para firmar uma parceria de trabalho.

Essas equipes participaram nos dias 15 a 18 de março do Festival SESI de Robótica,no Estádio Mané Garrincha, na cidade de Brasília. A equipe Justice participou da First Tech Challenge (FTC), cujo objetivo é fazer com que um robô de tamanho médio construído através de peças reutilizáveis, execute uma série de tarefas em um tapete. E a equipe Mach One Planalto participou da F1 In Schools, uma competição proveniente de um projeto internacional da Fórmula 1, onde o produto final é um carrinho em miniatura, que percorre uma pista em linha reta de 25 metros, em uma velocidade média de 80 km/h, em cerca de 1 segundo.

Arena_robotica_Justice_sesi Equipe_Mach_robotica_ipelab

Equipes Justice (First Tech Challenge) e Mach One (F1 In Schools)

Para se preparar para essas duas competições, as equipes precisaram ir além da programação e montagem de robôs; foi preciso aprender sobre negociações, marketing, planejamento estratégico, e é claro, desenvolver habilidades do mundo maker, etapa em que a participação do IPElab foi fundamental.

Para a equipe Justice, o laboratório ofereceu capacitações sobre limpeza da impressora de resina; impressão com PLA na impressora Ender 3D; escaneamento de objetos; corte alumínio e MDF; entre outras orientações para utilização de equipamentos. Além disso, impressões feitas pelo laboratório foram aplicadas nos robôs.

Arena_justice_robotica_sesi Robo_Justice_robotica_ipelab

Equipe Justice FTC Team na arena de competição

Já para o pessoal da Mach One, além das capacitações, o IPElab ajudou a prototipar e a realizar as impressões 3D dos componentes do carrinho de Fórmula 1, trazendo uma boa qualidade de acabamento e uma ótima resistência mecânica.

Pista_Mach_robotica_ipelab Premio_Mach_robotica_ipelab

Pista de competição da F1 In Schools

Os resultados dessa parceria foram frutíferos. As duas equipes conquistaram prêmios para o estado de Goiás, sendo um deles inédito. Justice FTC Team conquistou o maior prêmio da competição, chamado Inspire Award, além do prêmio Promote, e vai estar em Houston nos EUA em abril. Mach One Planalto conseguiu a 1° colocação, se classificando para etapa mundial que acontecerá em setembro em Singapura. Todos os estados brasileiros estavam competindo no festival, com equipes formadas por crianças e adolescentes de 9 a 19 anos.

Para as próximas etapas, o IPElab vai continuar acompanhando os dois times, oferecendo infraestrutura instrumental e capacitações para que os alunos possam ir cada vez mais longe, aprimorando sempre suas habilidades.

Equipes_robotica_ipelab

Representantes das equipes em visita ao IPElab

Foto: Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias