impressão 1

IMPRESSORA 3D: PRODUZINDO FERRAMENTAS ACESSÍVEIS PARA PESQUISA

Impressora 3D no laboratório: ferramentas de pesquisa precisas e acessíveis

 

Laboratórios de pesquisa são ambientes de extrema versatilidade, muitas vezes demandando ferramentas específicas para cada novo tipo de pesquisa. 

Isso também significa altos custos e tempo de preparação.

Imagine que você precisa desenvolver um dispositivo específico para análise de algum componente. Agora pense no processo de fabricação que irá entregar esta peça. Provavelmente envolveria contratação de usinagem terceirizada, talvez até a produção de um molde específico para injeção. Tudo isso acarretaria em muito tempo e dinheiro, certo?

 

 impressão 2

 

E se eu te disser que você poderia produzir essa mesma peça, dentro de poucas horas, com uma impressora 3D no nosso laboratório IPElab?

Além de reduzir o custo das iterações, a impressão 3D também ajuda a você a criar melhores designs finais. Antes, deveria se pagar pela usinagem e pelo custo de materiais como alumínio e aço.

O problema é quando você tem um modelo que apenas funciona para aquela única finalidade e não pode fazer alterações rápidas, fazendo com que você pare as alterações porque é o dobro do custo para conseguir outro.

 Como os custos de material e mão-de-obra da impressão FFF 3D são baixos, o processo de design pode continuar até que o dispositivo seja aperfeiçoado.

 

Do design para impressão 3D

Para desenvolver novos protótipos, os usuários começam transformando suas ideias em um design 3D usando o software de modelagem Sketchup, Rhinoceros 3D, Blender, Tinkercard, entre outros.

 

software                                                                                   Modelagem 3D 

 

Uma versão aproximada é impressa para verificar se ela imprime bem e todas as partes se encaixam, em seguida, mais detalhes são adicionados passo a passo, com o designer imprimindo e testando uma propriedade de cada vez até terem certeza de que o dispositivo está pronto.

E quando o design estiver pronto, imprima o quanto precisar!

 Em nosso laboratório IPElab você  pode atingir o nível de detalhe necessário para os mais diversos projetos.

 

impressão 3

 

Você já utilizou uma impressora 3D para pesquisa científica?

Ou tem um algum experimento que você está pensando em testar com a impressão 3D?

Se precisar de alguma ajuda ou se ficou interessado em conhecer mais sobre a impressão 3D gostaríamos muito de lhe mostrar em nosso laboratório as possibilidades para seu projeto.

Marque um horário conosco.

Formulário de agendamento