visitas

Equipes de Guapó e Trindade foram premiadas na 1ª Edição do projeto IPELab Volante

“IPELab Volante - 1ª Edição” é uma maratona colaborativa de prototipagem aberta e inovadora em que as equipes de alunos selecionados desenvolvem projetos dentro de uma determinada temática sob auxílio e supervisão da equipe técnica do IPELab.

visitas

Com o objetivo de transformar a educação por meio da tecnologia e o movimento maker, e com o apoio da Secretaria da Educação do estado de Goiás - SEDUC – GO e da Universidade Federal de Goiás, o município de Guapó e de Trindade foram as primeiras cidades contempladas a receber a equipe do IPElab Volante , respectivamente no dia 25 de agosto e dia 16 de setembro de 2022, beneficiando a todos os alunos e comunidade da região.

O projeto IPElab Volante  está sendo realizado pela equipe da REDE IPElab - UFG, visando levar demonstrações de tecnologias da indústria 4.0 e proporcionar uma imersão ao mundo virtual. O início da execução do projeto aconteceu de forma remota, devido ao período pandêmico, e a primeira atividade foi uma competição colaborativa  por meio de minicursos ofertados através da  plataforma do Youtube e da Plataforma Gather.

Como apoio para o treinamento remoto online, esses minicursos e treinamentos possibilitaram os alunos e professores das escolas participantes da 1ª Edição do IPElab Volante, a terem contato com as práticas do movimento maker, colaborando assim na comunidade escolar e ampliando os horizontes de conhecimentos.

O processo criativo dos alunos envolvidos, fez com que as duas equipes do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Doutor José Feliciano Ferreira da cidade de Guapó fossem as premiadas com o segundo e terceiro lugar na competição. Já os alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Pedro Ludovico Teixeira da cidade de  Trindade, conseguiram alcançar o primeiro lugar com a apresentação do seu protótipo. Cada participante recebeu uma medalha com seu nome, e as equipes e professores facilitadores  receberam certificados de participação da competição e do projeto.

Na escola da cidade de Guapó, a apresentação do projeto IPElab Volante  e dos equipamentos do laboratório para os grupos de estudantes, ocorreu em uma quadra de esportes em uma praça central disponibilizada pela prefeitura da cidade, possibilitando que além de alunos, a comunidade da cidade também participasse. Já na escola de Trindade, o evento ocorreu dentro da quadra de esportes da instituição, para facilitar a  integração nas atividades acadêmicas que já estavam ocorrendo ali.

Os coordenadores da Rede IPElab fizeram uma apresentação do laboratório e ressaltaram a importância de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação tecnológica na sociedade. Os técnicos do IPElab Volante  explicaram o funcionamento de cada equipamento e realizaram práticas demonstrativas que instigaram ainda mais a curiosidades dos alunos e da comunidade envolvida; por exemplo, experimentar o uso dos óculos de realidade virtual; visualizar como uma impressora 3D de filamento funciona e suas possibilidades de uso com a manufatura aditiva e por fim, como utilizar o scanner 3D para replicar diversos objetos.

Os participantes das duas cidades puderam aproveitar de várias maneiras a visita do IPElab Volante . Outras escolas da rede pública já estão agendadas para receber a equipe do projeto ainda esse semestre. Fiquem atentos porque em breve teremos mais novidades vindo por aí.

faltando 2
Equipe dos alunos e professora participantes - Colégio Estadual da Policia Militar de Goiás Dr. José Feliciano Ferreira da cidade de Guapó

ipevolante
Equipe de professores e alunos - Colégio Estadual da Policia Militar de Goiás Dr. José Feliciano Ferreira da cidade de Guapó