Novo Insta IPE 03 (18).jpg

Protoboard: o que é e como usar

Quem trabalha com eletrônica necessita de diferentes dispositivos e ferramentas para trazer mais praticidade e precisão no dia a dia. Um desses dispositivos é a protoboard, que, além de agilidade, ainda oferece baixo custo. Mas você sabe ou já ouviu falar no significado desse termo?

protoboard.jpg

De acordo com o blog Multcomercial, uma "Protoboard (ou ainda matriz de contatos ou placa de prototipagem) é uma placa que possui furos e conexões internas para montagem de circuitos, utilizada para testes com componentes eletrônicos. Sua maior vantagem de uso é que ele dispensa a necessidade de solda para conectar tais circuitos, com placas variando entre 830 a 6000 furos.

Em outras palavras, a protoboard é uma placa de ensaio que serve como um protótipo de um aparelho eletrônico, com uma matriz de contatos que possibilita construir circuitos de teste sem que haja necessidade de solda e, assim, garantindo segurança e agilidade em diferentes atividades. Ou seja, serve como um instrumento de teste: antes de soldar na placa, você testa no protótipo, e, se tudo der certo, parte para o projeto final.

protoboard (2).jpg

A protoboard é uma ferramenta muito útil para os profissionais da área de utilização porque possibilita conectar diversos componentes, como capacitores, resistores, circuitos integrados, diodos, transistores, entre outros, permitindo uma precisão maior na montagem de circuitos – que está presente no dia a dia do profissional da área. Ela permite que o técnico faça testes, simulações, alterações sem a necessidade de soltar os componentes – basta conectar os terminais corretos nos locais determinados para fazer o circuito funcionar.

Ficou interessado e quer saber mais? Confira mais em: https://blog.multcomercial.com.br/saiba-o-que-e-protoboard-e-qual-sua-utilidade/ e continue acompanhando as nossas redes, sempre temos novidades para compartilhar!

 protoboard (1).jpg

 

Fonte: Blog Multcomercial