Novo Insta IPE 03 (12).jpg

Qual filamento escolher: PLA, ABS ou PETG?

Como nós sabemos, o campo da impressão 3D é extenso e possui diversas possibilidades que podem ser materializadas através de tecnologias específicas responsáveis por executar as nossas prototipações ou os nossos projetos mais criativos.

Aqui no IPElab mesmo nós já falamos um pouco sobre duas dessas tecnologias: a SLA, que utiliza a Resina como matéria prima para a impressão 3D, e a tecnologia FDM, conhecida por utilizar um material chamado Filamento para executar esse trabalho. Mas você já se perguntou qual seria o filamento ideal para usar em um projeto de impressão 3D, uma vez que nós temos diferentes tipos disponíveis no mercado?

No Vocabulário Maker dessa semana (disponível na nossa perfil oficial do Instagram) nós vimos que três desses materiais são conhecidos popularmente pelos termos PLA, ABS e PETG. Os filamentos são tão diversos porque geralmente cada material possui uma aplicação específica, com características que se distinguem entre durabilidade, força, resistência ao aquecimento ou resistência química, além de cada um possuir uma rigidez e qualidade também distintos.

Novo Insta IPE 03 (12).jpg

De acordo com o site 3DLab, o PLA, ou Ácido Poliláctico, "é um material fabricado a partir de fontes renováveis ​​de fácil impressão que possibilita a sua utilização em impressoras abertas ou fechadas, com ou sem mesa aquecida. Por sua baixa contração (warp) ele é indicado para peças grandes e técnicas, com dimensional controlado, além de peças que serão expostas à esforço de abrasão, por possuir dureza superficial elevada em comparação a outros materiais.

Já o ABS é um material muito utilizado nas indústrias. Sua resistência à temperatura e absorção de impactos o torna um material apto para impressoras 3D. Além disso, sua cor opaca tem um visual agradável para peças que necessitam de menos brilho. Uma característica muito atrativa do ABS é a facilidade de acabamento após a impressão. Por ser um material de dureza superficial baixa, se torna abrasivo e fácil de lixar, além de possuir a acetona como solvente.

Por fim, o filamento PETG é o material mais nobre dessa lista. Além de ser um material muito resistente mecanicamente, quimicamente e a temperatura, é um material com alta facilidade de impressão. Assim como o PLA, pode ser utilizado em impressoras abertas ou fechadas, com ou sem mesa aquecida. Resumidamente, ele apresenta a facilidade de impressão do PLA aliado as propriedades do ABS, o que é ótimo para a impressão 3D. Além disso, ele tem alta resistência química, o que permite utilizá-lo em peças que sofrerão interferência com algum reagente. Ele não apresenta warp significativo, possibilitando a impressão de peças grandes."

O canal FilipeFlop também traz um vídeo abordando esse assunto e explicando qual o filamento ideal para você usar de acordo com a finalidade do seu projeto! Ficou curioso e quer saber mais? Confira o vídeo na íntegra acessando através do link: https://www.youtube.com/watch?v=OzMjmvSG4zU e continue acompanhando as nossas redes, todos os dias trazemos dicas e novidades para vocês!

Fonte: FilipeFlop e 3DLab.