
O que é a Internet das Coisas?
Você sabe ou já ouviu falar no significado do termo "IoT", ou ainda, "Internet das Coisas"? Será que é algo novo? É bem provável que você já tenha tido contato com esse modelo de tecnologia em algum momento durante a sua vida!
De acordo com o site Tecmundo, "a Internet das Coisas, em inglês, Internet of Things (IoT) é uma referência à habilidade de diferentes tipos de objetos conseguirem estabelecer conexão com a internet, desde eletrodomésticos até carros. Portanto, esses itens conseguem coletar e transmitir dados a partir da nuvem. Atualmente, já é possível encontrar dispositivos IoT sendo utilizados tanto em situações comuns da vida diária como no âmbito profissional. Desse modo, essas ferramentas tecnológicas estão contribuindo para o acontecimento da transformação digital no mundo.
Os recursos desse modelo de tecnologia estão presentes em diversas áreas, dentre essas, confira quatro exemplos:
- Casa: existem inúmeros aparelhos baseados em IoT, por exemplo, a Smart TV, termostatos, geladeiras e fechaduras inteligentes.
- Wearable: são equipamentos “vestíveis”, ou seja, acessórios que utilizamos no corpo, como os smartwatches e fones de ouvido.
- Saúde: a tecnologia ajuda na integração com o prontuário do paciente. Com isso, alterações no estado clínico, como alteração na pressão sanguínea e frequência cardíaca, são rapidamente atualizadas no registro, otimizando o atendimento médico.
- Agricultura: os sensores IoT ajudam no monitoramento da temperatura, umidade do solo e do ar, ativando automaticamente os sistemas de irrigação, quando necessário.
E o funcionamento da IoT, como acontece? De maneira resumida, um dispositivo é equipado com determinados mecanismos que possibilitam a conexão com uma rede, podendo ser tanto Wi-Fi como Bluetooth e dados móveis (3G, 4G e 5G). Mas, desde a sua criação até agora, a IoT sofreu vários progressos e passou a agrupar diferentes funções de outras tecnologias aos seus métodos de funcionamento, entre essas, a Inteligência Artificial (IA). Desse modo, os objetos conseguem acessar diversas informações armazenadas na nuvem e aprendem com esses dados, já que utilizam os princípios de Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina.
Além disso, muitos aparelhos também recorrem ao Processamento de Linguagem Natural (PLN), por isso, conseguem reconhecer a escrita em idioma humano ou um comando de voz e compreender o objetivo da solicitação, agindo em harmonia com o pedido. Entretanto, vale ressaltar que apesar de a IoT ter ligação com a IA, as duas concepções são distintas, cada uma tem as suas próprias particularidades".
Para ilustrar melhor o assunto o IPElab trouxe um vídeo da "Série IoT", produzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com o Governo do Brasil. O primeiro episódio da "Série IoT" apresenta a “Internet of Things”, ou Internet das Coisas, mostrando exemplos de casas e cidades inteligentes que conectam aparelhos (desde eletrodomésticos, nas casas, até semáforos, nas cidades) para otimizar a vida dos cidadãos e da sociedade. Ficou curioso e quer conhecer o tema ou a série na íntegra? Confira o vídeo original no canal do YouTube do Governo do Brasil no link abaixo! É só acessar: https://www.youtube.com/watch?v=hzlV9MSAX9g
Fonte:
https://www.tecmundo.com.br/internet/230884-internet-coisas-entenda-funciona.htm