
Visita dos alunos do SESI Campinas
Na última semana, o laboratório 'IPElab - Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo - Campos Samambaia recebeu a visita dos alunos do Centro de Atividades SESI Campinas, representados pelos membros da equipe Eagles. A visita foi realizada com o objetivo de conhecer mais sobre a tecnologia CNC e as técnicas que envolvem a usinagem. Nesta oportunidade, o técnico do laboratório Pedro Schaitl Souza apresentou os aspectos e parâmetros da máquina, bem como as características das ferramentas, que podem variar entre topo reto, topo esférico e ainda em número de cortes.
Uma das pautas da visita foi a discussão de como serão desenvolvidos os testes para a fabricação do modelo do carrinho da Equipe Eagles, projeto este patrocinado pelo IPElab em conjunto com outras instituições de fomento para o Torneio Sesi F1 in Schools, abordando principalmente o alinhamento e a forma como a máquina irá trabalhar o material. Ao final da visita, foi disponibilizado o material e um arquivo para teste pela equipe.
Sobre o projeto desenvolvido pela Equipe Eagles, retirado do site Sesi Goiás:
"A equipe Eagles, do Sesi Campinas, fechou o pódio, em terceiro lugar, do Torneio Sesi F1 in Schools (F1 nas Escolas). Dezessete equipes de diferentes Estados criaram empresas que se assemelham às escuderias reais de Fórmula 1. Os competidores tiveram como missão construir carros de no mínimo 50 gramas. Depois, os veículos deveriam percorrer a pista de 20 metros no menor espaço de tempo. Todas as equipes receberam um bloco igual para usinar os carros e precisavam usar conhecimentos de design, física, química e matemática. Os protótipos são feitos de poliuretano expandido e passaram por usinagem e pintura antes de serem concluídos.
Engana-se quem pensa que a equipe vencedora é a que percorre em menor tempo o circuito. A classificação baseia-se no resultado de um conjunto de ações, incluindo a elaboração de um plano de negócios, marketing e mídias sociais. A pontuação é dividida em diferentes critérios: a corrida vale 25% dos pontos; apresentação de engenharia, 17%; design e portfólio, 18%; plano de negócios, estande, portfólio e marca, 18%; apresentação verbal, 18%; e marketing e mídias sociais, 4%. As equipes também precisam realizar ações sociais, cujos resultados são critério para desempate nas notas."
Fonte imagens: Raquel Felix Machtue
Fonte notícia Eagles: Site Sesi Goiás, disponível em: https://sesigoias.com.br/sesi/site/NoticiaVisualizar.do?vo.codigo=337&v=2