Você sabia - Para que serve o Blender?
O IPELab trouxe anteriormente vários softwares de modelagem como tema de minicursos para mostrar que esse campo pode ser explorado por todas as pessoas. SketchUp, Tinkercad e o Rhinoceros 3D são apenas alguns dos exemplos que englobam tanto o processo de modelagem iniciado de uma forma mais simples até programas que possuem recursos mais avançados para a criação de modelos 3D e projetos diversos. Nesse conteúdo nós apresentaremos o Blender, uma outra opção muito utilizada por profissionais de diversas áreas que precisam de um software mais robusto para a criação não só de modelagens 3D, mas também de projetos de animações.
O Blender é um software que possui um pacote de criação 3D completo disponibilizado de forma gratuita através de um código aberto. Muito além da modelagem 3D, esse programa possibilita a criação de animações, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento, edição de vídeo e pipeline de animação em 2D. Graças à ferramenta chamada "rigging" e a processos de animação de alta qualidade, o Blender está sendo usado para criação de vários curtas-metragens, anúncios, séries de TV e até mesmo em filmes.
Além disso, o Blender possui uma interface bem flexível controlada através do Python, com a possibilidade de ajuste de layouts, cores, tamanhos e até mesmo fontes. Para quem está mais envolvido com a área de programação, é possível usar nesse programa centenas de add-ons disponibilizados pela comunidade em geral, além de ser possível também criar o seu próprio add-on usando a API do Python que está disponível no Blender. Dessa forma, a sua utilização se torna muito mais interativa e facilitada para profissionais da área, com possíveis problemas podendo ser resolvidos em tempo real.
Vendo todas essas possibilidades, o IPELab traz, nesta semana, um minicurso abordando os conceitos básicos do programa. Durante a noite dessa próxima quinta-feira, dia 12 de agosto, qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o programa poderá ver mais sobre os seus principais usos e aplicações. Abordando desta vez a aplicabilidade do programa, iremos conhecer juntos alguns dos campos mais explorados pelo Blender em um minicurso de introdução ao programa. Então faça a sua inscrição no formulário disponível na nossa aba de minicursos, convide todas as pessoas que também podem se interessar pelo conteúdo e não deixe de conferir os outros minicursos que estão sendo oferecidos pela nossa equipe! Nos vemos às 20h!