capa goias 5

IPELab no encontro com Secretários da Educação e na inauguração do Palácio da Instrução, na Cidade de Goiás.

A equipe do IPELab esteve na Cidade de Goiás no último sábado, dia 24 de julho, para prestigiar dois importantes eventos no município. Durante o período da manhã foi possível acompanhar o encontro de Coordenadores Regionais, Assessores Pedagógicos e Assessores Financeiros no Hotel Vila Boa, apresentando o novo projeto da rede, o IPELab Volante. Durante a tarde, a equipe acompanhou a entrega da revitalização do Palácio da Instrução pelo governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, apresentando posteriormente parte da estrutura e dos equipamentos presentes nas unidades da Rede IPELab.

encontro goias.

O IPELab Volante tem como objetivo implementar um programa voltado para a promoção dos conceitos de empreendedorismo e inovação no ambiente das escolas públicas estaduais no interior do estado de Goiás, colocando os estudantes em contato com as novas possibilidades de criação, prototipagem e fabricação em que o acesso a tais processos ainda é limitado.

As metas desse projeto envolve o desenvolvimento de atividades de experimentação com o objetivo de difundir a ciência e a inovação tecnológica em municípios do estado de Goiás; apresentar as tecnologias associadas à fabricação digital e manufatura avançada e suas aplicações no cotidiano; estimular o pensamento crítico através do desenvolvimento de atividades que impactam positivamente a comunidade a qual está inserida por meio do uso de tecnologias de prototipagem; e desenvolver eventos e atividades científicas conjuntamente entre a Universidade Federal de Goiás e as escolas públicas do nosso Estado.

goias 000 goias 00 goias 0

Já o Palácio da Instrução, localizado na cidade de Goiás, também teve sua revitalização inaugurada neste último sábado, dia 24 de julho. Trata-se de uma das construções históricas mais importantes da antiga capital do Estado, de 1929. Ao longo dos anos, o palácio sofreu depredação e perda dos traços originais, até ficar escondido por trás de uma quadra de esportes. Agora, reformado, o prédio vai sediar a Coordenação Regional de Educação de Goiás e oferecer mais conforto e melhor condições de trabalho aos nosso servidores. Dentro das comemorações de 294 anos da Cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado inaugurou a revitalização da edificação.

Após a inauguração, a nossa equipe pode utilizar parte da estrutura do Palácio da Instrução para expor e difundir o conhecimento sobre alguns equipamentos de prototipação digital que estão disponíveis no IPELab, podendo assim mostrar uma série de possibilidades que fazem parte do universo maker. Dessa forma, a mostra contou com equipamentos como Impressora 3D, Máquina de corte à laser, Scanner 3D, o Drone Mavic 2 Zoom, a Vacuum Forming Formbox, Projetores a Laser e ainda Câmeras GOPRO 360º.

Fonte: SEDUC/GO