prototip

Serviços de modelagem - IPELab

O IPELab é uma rede de laboratórios voltada para a execução de serviços acadêmicos, empresariais, de inventores independentes e da comunidade em geral, sendo formado por espaços abertos que estimulam o desenvolvimento de ideias, prototipagem e empreendedorismo. Uma das finalidades do espaço é fomentar a criatividade e a inovação por meio de sua infraestrutura, assim como promover oficinas de treinamento para que o entendimento do funcionamento dos equipamento presentes no laboratório e os processos desenvolvidos por nossa equipe seja facilitado.

Considerando o cenário atual da pademia da Covid-19, o IPELab está funcionando apenas com minicursos online e com o atendimento remoto de demandas para serem executadas, tendo também o espaço de trabalho coletivo (coworking) temporariamente suspenso. Por este motivo, as solicitações de serviços devem ser feitas de forma online exclusivamente em nosso site (https://ipelab.ufg.br/p/34503-servicos).

Na tentativa de minimizar os impactos da pandemia, o IPELab começou a organizar vários minicursos online referentes aos procedimentos de cada equipamento e também dos principais programas voltados para o desenvolvimento de modelagens. Dessa forma, o laboratório consegue executar e fornecer suporte as demandas dos projetos que chegam até a nossa equipe, divulgando ainda conteúdos que auxiliam qualquer indivíduo na modelagem inicial dos seus próprios protótipos, estimulando a criativade de cada um. 

A QuintaMaker surge então como um evento online de minicursos introdutórios na área da cultura maker com ênfase em questões de modelagem e na utilização de alguns equipamentos específicos. No campo da modelagem disponibilizamos conteúdos com os conceitos básicos dos programas SketchUp, Tinkercad e Rhinoceros, enquanto que os equipamentos abordados no laboratório dizem respeito a Máquina de Corte à Laser, Impressora 3D, Modeladora/Fresadora e a Prototipadora PCI. Qualquer pessoa interessada pode participar, desde que faça sua inscrição online previamente.

Caso o modelo ou o arquivo final do seu projeto ainda precise de revisões ou adequações para ser executado pela nossa equipe, são disponibilizados duas opções para resolver isso. Você pode incluir esse serviço no seu orçamento e essa revisão ou adequação será estudada para ser realizada por nossa equipe técnica ou você pode procurar alguém que tenha o conhecimento de desenho, modelagem e representação necessários para adequar o seu trabalho. 

Esperamos que assim continuemos juntos na construção de protótipos cada vez mais impactantes e que a sociedade possa usufruir dos benefícios contruídos no IPELab!

Abaixo está um infográfico sobre o serviço de modelagem que o IPElab disponibiliza, confira:

MODELAGEM