´pq

Rede IPELab: por que explorar as tecnologias e a infraestrutura do espaço e a Educação 4.0.

As inovações dentro da educação se apresentam como uma das maiores tendências no contexto atual, tanto no Brasil como ao redor do mundo. As mudanças de abordagem dentro desse cenário, agora mais necessárias do que nunca, estimulam a abordagem do aprendizado tradicional em conjunto com a implementação de meios mais tecnológicos dentro das salas de aula - o que compõe o conceito de "Educação 4.0", e a rede IPELab vem contribuindo para acompanhar este processo incentivando diversas demandas, ideias e projetos. 

O contexto atual de pandemia que estamos inseridos nos força a encarar as mudanças em curso nos modos de ensino-aprendizagem em todos os níveis. Temos processos que já estão há anos em andamento assim como experiências que ainda estão sendo desenvolvidas, nos mostrando que o caminho da adaptação é a melhor alternativa. São várias as oportunidades e possibilidade a serem adotadas e cada uma delas carrega muito potencial para o uso cada vez maior e melhor das competências humanas. É comum colocar a tecnologia ligada a racionalidade e busca de desempenho, entretanto, no ensino-aprendizagem, em especial, o objetivo é o de tornar esse processo cada vez mais humano, através do uso da criatividade, da empatia e do desejo por uma sociedade melhor.

As metodologias ativas dentro ensino são um dos exemplos responsáveis por auxiliar esse processo, uma vez que os aprendizes detêm o protagonismo enquanto o orientador atua como um guia para ajudá-los a alcançar esse conhecimento. Ele ainda ministra a matéria para a sua classe, mas caminhando lado a lado e não à frente, como no contexto tradicional. Através de uma aprendizagem mais ativa estimulada pela inovação tecnológica, a Educação 4.0 busca trazer esses avanços para o dia a dia da gestão escolar, otimizando não apenas o espaço das salas de aula mas também os processos administrativos através de diversas metodologias. Dessa forma, vemos que os processos se tornam muito mais eficientes, sendo possível acompanhar de perto todo o seu desenvolvimento. 

Como exemplo de metodologias ativas, temos várias abordagens que estão sendo utilizadas nos últimos anos que se mostram como referências de estímulo a aprendizagem. As salas de aula interativas, o uso da robótica e programação nos currículos escolares, a abordagem de materiais didáticos com uso da realidade aumentada, as novas metodologias no ensino aprendizagem, o próprio contexto da cultura maker e o ensino híbrido são alguns dos modelos responsáveis por inserir ferramentas digitais e transformar o ambiente de ensino.

 

educação 40 1

educação 40 2

De maneira geral, as salas de aula interativas são modelos propostos em ambientes de ensino que visam a participação efetiva dos alunos durante o processo de aprendizagem, atuando ativamente na construção do conhecimento e da comunicação de todos. O uso da robótica e da programação nos currículos escolares também é um conceito cada vez mais abordado através, por exemplo, da organização de campeonatos para alunos de todos os níveis de ensino, seja em espaços escolares ou ainda em espaços externos que incentivam esse desenvolvimento, como o IPELab. Da mesma forma, a abordagem de materiais didáticos com uso da realidade aumentada ou ainda virtual também é uma alternativa, o que aproxima os alunos da tecnologia com o mundo digital através do uso de óculos 3D, equipamento este disponível em nosso laboratório.

Algumas metodologias de ensino aprendizagem estão sendo utilizadas dentro deste contexto a exemplo da metodologia STEAM, que une conceitos como a engenharia, matemática, ciências, artes e a tecnologia em prol do aprendizado dos estudantes. Já a cultura maker pode ser definida como um conceito em que o indivíduo passa a ser mais autônomo e ter cada vez mais protagonismo no ensino, conduzindo o próprio aprendizado da maneira que for mais efetiva para ele. Por fim, o ensino híbrido se apresentam como uma técnica responsável por mesclar o ensino presencial e o online, sendo um dos mais utilizados no espaço da educação. 

Quer saber mais? Fique por dentro do conteúdo das nossas redes sociais e acompanhe as nossas postagens, lá fazemos uma abordagem geral sobre as notícias que estão sendo divulgadas semanalmente no site do IPELab. O nosso site também possui uma aba específica mostrando todos os equipamentos e os espaços que a rede possui que também estimulam a Educação 4.0 e o processo de aprendizagem por meios mais tecnológicos, principalmente no âmbito da cultura maker.

 

Fonte: Todas as imagens utilizadas nesta notícia são provenientes do banco de imagens do Google listadas abaixo:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
https://robertapeixoto.com.br/vantagens-do-ensino-hibrido/
https://simposiolaseramanaus.wixsite.com/oficial
https://es-la.facebook.com/vocemaker/photos
https://escolasdisruptivas.com.br/tecnologia-educacional/educacao-4-0-entenda-o-que-e-e-como-se-adaptar-a-essa-nova-realidade/
http://nossosrobos.blogspot.com/2011/01/robotica-educacional-no-brasil.html
https://pt.yeeply.com/blog/dicas-e-ferramentas-para-criar-aplicativos-de-realidade-aumentada/