oqq

Rede IPELab: possibilidades dos laboratórios

Você sabe o que são os laboratórios da Rede IPELab?

Os laboratórios da Rede IPELab se apresentam com a missão de incentivar ideias empreendedoras e apoiar iniciativas inovadoras no desenvolvimento de atividades práticas, de projetos, de pesquisa e de extensão, atuando como facilitador de novos produtos, processos e serviços. A missão do espaço é o de difundir na sociedade a cultura do empreendedorismo e da inovação tecnológica por meio da articulação entre o "movimento maker", o estímulo à transferência do conhecimento científico gerado na UFG e o apoio à geração de negócios e produtos inovadores na sociedade.

O espaço do IPE Lab conta com uma estrutura pensada principalmente para o desenvolvimento da criatividade. A sede do IPELab em Goiânia dispõe, por exemplo, de equipamentos especializados em impressão, corte e criação física de protótipos em geral. A exemplo, modeladoras e impressoras 3D, máquina de corte a laser, prototipadoras de circuitos elétricos, fresadoras e tornos são alguns dos instrumentos adquiridos que funcionam em conjunto com os computadores de mesa e notebooks instalados no local, além de diversas ferramentas manuais que estimulam a criação dentro do universo maker. Além disso, um projetor interativo está sendo instalado no espaço, e em breve será disponibilizado drones e óculos de realidade virtual para impulsionar o processo criativo, já que um dos objetivos do IPE Lab é o de ser um espaço jovem de interação e colaboração.

Como um dos principais objetivos da rede se concentra em integrar diferentes áreas de atuação para que a troca de conhecimento seja de fato promovida o IPELab no Câmpus Samambaia é apenas a primeira das sete unidades que estão sendo construídas para oferecer uma infraestrutura capaz de auxiliar nos processos de prototipagem. Mais quatro unidades também estarão disponíveis dentro de Goiânia, e  outros três laboratórios foram escolhidos para sediar espaços makers no interior do estado, sendo estes localizados na Cidade de Goiás, Jataí e Catalão.

Contudo, além da rede IPELab existem outros espaços com a finalidade de estimular o "movimento maker" disponíveis em todo o mundo. Uma vez que esse movimento possui ampla relevância no meio educacional e em locais de aprendizagem informal, espaços conhecidos como Fab Labs e Makercpaces são outros locais que se apresentam como áreas facilitadoras de processos criativos, estimulando o trabalho em conjunto das comunidades.

De acordo com o Sebrae, os Makerspaces e os Fab Labs possuem objetivos em comum. Entretanto, os Makerspaces possuem um formato de organização mais livre, podendo estar ligados ou não a uma instituição de ensino, pesquisa ou empresa, e sem obrigações quanto à variedade de equipamentos e ao funcionamento do espaço. Já os Fab Labs são espaços que devem obedecer a algumas regras definidas pela organização mundial Fab Foundation, estando institucionalmente conectados à rede mundial de laboratórios e aos inventores, tecnólogos, educadores e pesquisadores, fortalecendo o compartilhamento de conhecimento de forma mais sistematizada.

Senai FabLab (Foto: Divulgação/Senai)  Inside SENAI FabLab | SENAI Rio | Escritório em casa, Senai, Casas

Senai FabLab (Foto: Divulgação/Senai)

Máquinas e ferramentas Makerspace  Ferramentas Makerspace

Makerspace Red Bull Basement (Foto: Divulgação/Red Bull)

Se interessou sobre o assunto? Aproveite e saiba mais sobre o tema em: https://cer.sebrae.com.br/blog/fab-lab-e-makerspace/

O IPELab sempre estará de portas abertas para novas ideias, entre em contato conosco através de nossas redes sociais e materialize o seu projeto!